O que você faz do seu Natal?

22 12 2010

Natal, pra todo mundo, mesmo os não católicos mas que vivem em países cristãos, é tempo de alegria, prosperidade, amor e paz! Todos ficam mais tolerantes, internalizam a necessidade de se entender o próximo, muitas vezes perdoá-los, de dividir o que tem e ajudar o próximo, certo?

Muitos separam roupas antigas para doar, compram e montam kits novos para entregá-los em abrigos, creches ou asilos. Doamos brinquedos, material escolar, produtos de higiene pessoal, ajudamos em um bazar ou evento beneficente. Tudo isto é muito importante, claro, mas só fazê-lo durante esta época do ano basta? Apenas a “filantropia” (comprar e entregar materiais) é suficiente? e o significado do natal, onde fica?

Para quem já leu o meu perfil aqui no “relações” ou acompanhou o post sobre trabalho voluntário sabe que eu já integrei o Rotex São Paulo e hoje faço parte do Rotaract Club Aliança Lapa. Ambos projetos do Rotary Internacional são voltados ao desenvolvimento de atividades voluntárias em prol de uma causa, cada qual com um objetivo diferente.

No Rotex, basicamente auxiliamos os intercambistas (brasileiros ou estrangeiros) a se adaptar em seu novo país, aprender sua língua e cultura, colaborando assim para o objetivo de Rotary de promover a paz mundial por meio da integração dos povos.

Já o Rotaract é um grupo de jovens entre 18 e 30 anos que desenvolvem atividades voluntárias na comunidade em que estão inseridos, no meu caso,no Aliança Lapa, para a comunidade da Lapa, em SP.

Este ano resolvemos adotar o Abrigo Reviver, que fica em pinheiros. Lá vivem 40 crianças entre 0 e 17 anos em situação de risco. Nosso trabalho é, além de brincar e interagir com elas, auxiliar no desenvolvimento do abrigo, colaborando para o seu fortalecimento e crescimento. Já desenvolvemos diversas atividades com as crianças e jovens de lá este ano e resolvemos inovar mais uma vez.

Como dia 24 e 25 de dezembro são dias em que ficamos com nossas famílias, almoçamos, jantamos e trocamos presentes, pensei: “E o pessoal do abrigo? fica com quem nesta data?” Foi então que sugeri e definimos que, na manha do dia 25 faremos a entrega dos presentes que arrecadamos para os jovens de lá.

Neste dia, chegaremos ao abrigo às 11h e dedicaremos apenas 2h de nosso dia ao pessoal de lá. Mais do que dar presentes, queremos compartilhar sentimentos, interação e integração. Vamos com o intuito de dar uma cara diferente ao dia de Natal deste pessoal!

Minha provocação aqui é para que você, leitor, encontre algo que goste ou tenha facilidade de fazer e que possa ajudar outras pessoas. Busque uma causa em que acredita e vá trabalhar em prol dela. Se quiser conhecer o Rotaract ou mesmo o Rotary, acesse o blog do Aliança Lapa. Se quiser ainda participar das atividades no Reviver, inscreva-se aqui!

Feliz Natal! e um ótimo 2011!

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

23 12 2010
Marcia Ceschini

Pedro, eu ajudo a Casa Mater. Além do trabalho pró bono para eles nas rede sociais, eu doo roupas durante o ano todo e kit de natal.

Além disso eu procuro ser gentil e colaborar com meu próximo. Hoje um moço que vem podar a árvore e as plantas da frente de casa passou. Eu nem ia fazer a poda, mas deixei, pois sabia que seria um troco.. ele sem jeito perguntou se tinha sobrado comida.. eu disse que já tinha separado p minha diarista.. mas mandei esperar.. Fui lá, fiz um macarrão com bife, mais um copão de coca geladinha e desejei Feliz Natal!

parabéns, por pensar no próximo e doar seu tempo.

23 12 2010
Gilceana

Parabéns, Pedro. Belo exemplo o seu – ajuda-nos a refletir seriamente.

Estou ainda nas ações pontuais, e só algumas vezes no ano Participo em associações de animais e igrejas. Só que nunca fiz outra coisa no Natal além de comer e me divertir com a
família. Preciso tomar jeito e urgente. Faça essa pergunta ano que vem de novo, ok? Vou arrasar na resposta.

6 01 2011
Ellis

Pedro você como sempre dando bons exemplos 😉
Muito legal da sua parte ser assim, já trabalhei com ONGs e sei o quanto o trabalho voluntário é importante.
Cresci ouvindo minha mãe dizer que sempre podemos ajudar ao próximo, nós nunca deixamos de ajudar um vizinho ou de dar um prato de comida a quem passasse pedindo. No Natal de 2009 minha mãe deu uma bicicleta novinha para um vizinho de 5 anos, foi muito legal ver a felicidade dele.
No último Natal eu apadrinhei uma cartinha dos Correios, a criança havia pedido uma bolsinha, lápis, borracha e uma régua. Claro que comprei mais material escolar para ele e também um brinquedo, afinal toda criança merece brincar.
Além disso, vivenciei duas ações emocionantes que você pode conferir em http://ellisfeliz.blogspot.com/2010/12/solidariedade-felicidade.html
É isso aí, vamos continuar ajudando o próximo, do jeito que for possível.
Abraços e Feliz Ano Novo!
Ellis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: