#DIAdoRP, está dada a largada!

2 12 2010

Hoje, 2 de dezembro, é o dia das Relações Públicas, data esta que auxilia na disseminação de informações sobre a profissão, seus profissionais e suas áreas de atuação.

Desde 9 de julho deste ano, dia em que o “relações” veio ao mundo, iniciamos um processo para criar provocações e inquietações com o intuito de incentivar você, leitor, a sair da caixinha, a pensar, refletir, se provocar e crirar, ter ideias e ações novas. Mais do que apenas em Relações Públicas, o intuito é que esta mudança de “enfoque” seja pate da vida, o que, claro, impacta na sua vida profissional.

O primeiro “grande” post que tivemos aqui no relações, até hoje recordista histórico de audiência, foi a história do Fred (personagem de Reynaldo Gianecchini), de Passione (TV Globo), ao ser denominado Relações Públicas! No mesmo instante pedi para a Bruna Maturana (que mais tarde se tornaria colaboradora do blog – apesar de andar meio sumida, né? :-)) e para a Thais Stetner escreverem sobre o assunto. Foi um BOOM de acessos e comentários.

Abrimos a discussão sobre a regulamentação da profissão de MKT que quer englobar como uma de suas ferramentas as RPs, mudamos o foco ao abordar cases de empresas #good no Twitter, apresentei minha opinião sobre o que penso do que é “errado”, falamos sobre perspectivas para os próximos 15 anos (que podem ser aplicadas às RPs). Discutimos novas áreas para atuação de um RP ao falar da importância do atendimento ao cliente para a imagem de uma organização, ao mostrar novas fronteiras para a comunicação. Entrevistamos tuiteiros para saber o pq usam RP em seus nomes, e presidentes de agências de comunicação para saber o que pensam do mercado das RPs.

Esta é a minha forma de valorizar e colaborar para o desenvolvimento da profissão. Além de abordar assuntos aqui no blog com a ajuda das colaboradoras (que agregaram MUITO, como podem ver nos posts acima), critiquei o CONRERP2 e, diante do pedido de um voluntário deles, me coloquei a disposição para ajudá-los no que fosse preciso. Debati com colegas o que podemos fazer e como devemos mudar o “drive” para levar a profissão para um novo patamar.

Ser RP é motivo de muita alegria para mim. Sou plenamente satisfeito com a profissão que escolhi, mas tenho consciência do desafio que temos para colocá-la no patamar que merece. Boas idéias merecem e DEVEM ser espalhadas, por isto fica aqui o convite para você dividir com a gente, nos comentários, o que você faz para valorizar e disseminar as Relações Públicas!


Ações

Information

5 responses

2 12 2010
Rodrigo Cogo

Conquista de territórios e consolidação de confiança são pontos importantes para as relações públicas atualmente. E, com profissionais como vc, cada vez teremos mais chance de ter um posicionamento à altura da relevância de nossa área de trabalho. Parabéns pelo Dia das Relações Públicas!!!

2 12 2010
Alexandre Costa

Pedro,

Sempre boas reflexões.
Parabéns pelo Dia das Relações Públicas e continue colaborando para o engrandecimento da profissão.
Abraços,
@alexandre_amc

2 12 2010
Thaís Germano

Excelente!
Sua colaboração é mais que especial, relevante, decisiva, porque é de provocações, reflexões e troca que se constrói mais conhecimento, que se coloca em pauta assuntos verdadeiramente importantes e que podem colaborar com o crescimento profissional dos colegas, mas acima disso com o desenvolvimento das companhias, das instituições e da sociedade, exercendo de fato o jargão “agentes de transformação social”.

2 12 2010
Caroline @Lolycarol

Acho super importante a discussão sobre a profissão e com certeza ela está longe de acabar, fico muito feliz em ver que o ‘nosso’ dia tem sido cada vez mais comentado e ajudado a explicar ou pelo menos se fazer ter uma pequena noção do que são as Relações Públicas.

Parabéns ao blog pelas provocações,
Abraços.

2 12 2010
mylamultimidia

Parabéns pela data e parabéns pela iniciativa do blog e de provocar as pessoas a pensarem um pouco sobre RP e afins. No universo da comunicação e do mkt, o profissional RP mostra sua importância diante das situações do dia a dia, e essas vão além de serem porta voz de empresas e etc. As várias habilitações da comunicação, tais como jornalismo, RP, publicidade e propaganda e multimídia se complementam. Tenho o maior respeito pelos colegas RP’s, serei uma futura Comunicóloga Multimídia e estarei sempre aberta à parcerias, colaborações com todos os profissionais, meus amigos favoritos são RP. No mais, parabéns pelo seu dia e disseminem pro mundo o belo trabalho que vocês fazem! Abraços!

Deixe um comentário