O mundo mágico dos TEDx

16 11 2010

O TED é uma conferencia/organização sem fins lucrativos que surgiu em 1984 na Califórnia (EUA), cujo lema é “Ideas worth spreading” ou “Idéias que merecem ser espalhadas” em livre tradução.

Seu objetivo é promover encontros onde os palestrantes tem até 18 minutos; sim, 18, não são 15 e nem 20; para expor suas idéias, projetos ou histórias que inspirem outras pessoas. Nesta linha, os organizadores do TED (Technology, Entertainment and Design) resolveram dar licenças para que outras pessoas organizem eventos parecidos, seguindo as mesmas diretrizes, mas de forma independente. É aí que surgem os TEDx!

Aqui no Brasil este tipo de evento está se popularizando, já tivemos o TEDxSudeste, TEDxSãoPaulo, TEDxUSP, TEDxTombo, TEDxSantander (apenas para funcionários), TEDxVilaMadá, TEDxAmazônia e muitos outros em diversas regiões do país. Para participar de um destes eventos é, ao mesmo tempo muito simples e muito complicado. Basta preencher um formulário com as informações solicitadas e responder algumas perguntinhas que convençam os organizadores do evento que você é a pessoa certa para estar na platéia, que você é um disseminador das idéias que lá serão trabalhadas, e que manterá esta onda de conhecimento, fluindo!

Tive a oportunidade de participar do TEDxVilaMadá algum tempo atrás. Na semana passada, porém, fiz uma imersão em TEDx. Na quinta (11/11) participei do TEDxTombo aqui em SP e dia 13 (sábado) do TEDxPortoAlegre no RS! Ambos incríveis.

O TEDxTombo aconteceu no INSPER e contou com 8 palestrantes. Todos conseguiram tocar a platéia com suas histórias de vida, suas idéias e ideais. Histórias com a do DJ Bola e seu projeto “A Banca” para inclusão de jovens por meio do HipHop, da Tia Dag e a Casa do Zezinho, ou do Paulão, e seus ensinamentos sobre a essência do microcrédito, arrancaram aplausos e lágrimas da platéia.

Na sexta embarquei para o TEDxPortoAlegre. Acompanhei de perto a organização deste evento, me envolvi com o twitter deles, segui alguns dos organizadores e fiquei muito feliz de ter sido convidado i) para participar do evento e ii) para ficar na casa de um de seus organizadores, o Gustavo Zilles. Lá chegando fui direto para o Theatro São Pedro, no centro de Porto Alegre. Um lugar maravilhoso que já estava ficando LINDO para o evento.

Acompanhei os bastidores noite a dentro, fotografei muitas das “preparações”, pude conversar com alguns dos palestrantes e ver de perto uma pequena amostra do que é organizar um evento deste tamanho.

No dia seguinte fui lá pra minha cadeira curtir as palestras, que foram o máximo! Palestrantes incríveis provocaram a platéia com assuntos bastante distintos, nos fizeram pensar sobre nossa atuação na sociedade, nossa responsabilidade enquanto profissionais, nossa maneira de se relacionar com o mundo. Infelizmente tive que deixar o evento às 16h pois tinha um voo às 17h para chegar em tempo de ser padrinho de casamento de minha prima, às 20h! Uma correria danada, mas tudo valeu a pena para poder participar do TEDxPorto Alegre.

Outros posts sobre os dois eventos virão, com certeza. Assim que as “talks” forem liberadas na internet (outra característica do TED é compartilhar todo o conhecimento de forma gratuita), venho aqui comentar cada uma e minhas impressões, opiniões e aprendizados. Por hora quero agradecer ao Felipe, Godoy e Gustavo, do TEDxPortoAlegre por me deixarem participar dos bastidores, ao João, do TEDxTombo, ao Alexandre da MonkeyBusiness, Bio do TEDxUSP e a Daiane, do TEDxSantander e amiga que tem me ajudado muito a entender este mundo especial! Abaixo você acessa as fotos que tirei dos bastidores do TEDxPortoAlegre e também das apresentações que ví!

TEDxPoA_baixa

Deixo a dica, participar de um evento destes é algo incrível, um aprendizado único, uma oportunidade gigante de ver o mundo de outra maneira. Este é seu propósito, despertar reflexões, provocar inquietações para que as pessoas mudem sua forma de agir, pensar e ver o mundo.

Anúncios

Ações

Informação

One response

16 11 2010
Tweets that mention O mundo mágico dos TEDx « relações -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Rodrigo Quintas, Alexandre Costa and Pedro Prochno, Pedro Prochno. Pedro Prochno said: "O mundo mágico dos TEDx" no #blogrelacoes http://bit.ly/rel050 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: