E o lixo eletrônico???

20 09 2010

Que reciclar é Fundamental todo mundo sabe, agora, mesmo sabendo, nem todo mundo faz! Seja pq na sua rua não exista coleta seletiva, seja pq vc mora em prédio e não existe lugar para isto… “n” coisas! Em sustentabilidade difunde-se os “3 Rs” na seguinte ordem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Sim, nesta ordem específica pois não adianta simplesmente achar que reciclagem resolve o problema do mundo, temos que REDUZIR nosso consumo!

Quando se trata de lixo eletrônico ainda, vixi, aí a coisa vai pro buraco de vez! Reciclar TV, Máquina de lavar, rádio, PILHA! Ô coisa complicada! Pensando nisto resolvi usar o relações para difundir uma informação MUITO útil: locais que eu conheço e que reciclam lixo eletrônico. \o/

Para as pilhas o mais fácil que conheço é o papa-pilhas do Banco Santander (projeto nascido no finado Real), ou as lojas da TIM, que contam com o projeto do mesmo banco!

Para as demais coisas “eletro-eletrônicas”, ou tudo aquilo que você liga na tomada ou usa pilha, basicamente; a solução é dar uma destinação correta enviando para algum lugar que vai reaproveitar o que funciona e reciclar o que não presta!

Abaixo segue dois lugares que sei que fazem isto! Se você souber de mais algum lugar em SP ou em outra cidade, por favor deixe um comentário com as informações básicas de contato que eu vou adicionando aqui! Assim montamos uma base de dados legal sobre o assunto! 🙂

CEDIR – USP

O Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática, recebe material obsoleto, reaproveita o que é possível e o destina para entidades que precisam. O que não pode ser reaproveitado é encaminhado para reciclagem!

Como destinar?

Entrar em contato pelos telefones (11) 3091-6454 / 6455 / 6456 de segunda a sexta das 8h às 18h ou pelo e-mail consulta@usp.br ou cedir.cce@usp.br

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 71 TV3, Cidade Universitária, Butantã, SP – SP

Coopermit

A Coopermit é uma cooperativa de resíduos sólidos e E-lixo (lixo eletrônico). Seguem o mesmo processo do CEDIR, reaproveitando o que é possível reaproveitar e reciclando o que não é! Eles tem inclusive um museu de tecnologia e diversos outros serviços para empresas parceiras!

Como destinar?

É preciso acessar o site da Coopermit (aqui) e clicar no ícone para agendar a retirada do material (link direto aqui).

Endereço: R. Dr. Sérgio Meira, 268 – Barra Funda – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3666-0849 – e-mail contato@coopermiti.com.br

Descarte Certo

A Descarte Certo é uma empresa que dá destino sustentável ao material recolhido. Ela faz parcerias com diversas empresas para recolher os mais diversos materias.

Como destinar?

Atuam em São Paulo, e algumas cidades de MG, PR e RJ.

É preciso fazer um cadastro no site para poder solicitar a retirada do material!

Anúncios

Ações

Informação

9 responses

20 09 2010
Bruna Maturana

Muito boas as dicas!

A faculdade Trevisan Escola de Negócios, na Rua Bela Cintra, também tem “papa-pilhas” como parte de seu projeto de sustentabilidade….

20 09 2010
Julianna

Em relação a equipamentos eletrônicos, é possível entrar em contato com o CDI (se for computadores) para que eles indiquem algum lugar para fazer a doação e para os demais há o Exército da Salvação, que, inclusive, faz a coleta.

20 09 2010
Monica

Tem também a Descarte Certo: http://www.descartecerto.com.br/default.aspx

20 09 2010
Pedro Prochno

Obrigado Juliana.

Monica atualizei o post com sua indicação 🙂
Beijos

21 09 2010
Dayane Azeredo

Não sei se cabe no post mas, os vidros dos nossos perfumes também podem ser reciclados. A rede de lojas “O Boticário” (não sei se em todas as lojas, mas as que fui recentemente em SP todas tinham!) possuem uma espécie de ‘papa vidro de perfume’!!

fica a dica!! =)

abraços,
Dayane
@dadyazeredo

21 09 2010
Pedro Prochno

Vale Sim, Dayane. Ótima dica!

9 10 2010
Felipe Pimenta

Adorei saber sobre esse na Barra Funda, do lado de casa! Em casa contamos 7 teclados velhos esses dias! Abraço!

20 10 2010
Ascender ou sobreviver? « relações

[…] falei sobre o que é sustentabilidade, a hipocrisia que criamos sobre o capitalismo sustentável, para onde mandar o seu lixo eletrônico e o exemplo prático do Butão em como priorizar seus investimentos. São todas histórias e […]

29 11 2011
camila duprat

O Instituto Sergio Motta dispõe de um site – http://www.elixomaps.org (ou http://www.ism.org.br) que indica de forma bastante simples os locais mais proximos de descarte de lixo eletronico. Basta colocar o seu endereço, o tipo de lixo e o mapa indica a relação, com endereço e telefone, do locais mais próximo. Vale a dica!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: