Sustentabilidade 2.0

11 06 2010

Web 2.0 foi a primeira a aparecer, vieram então as RPs 2.0, Comunicação 2.0, iPhone 2.0 (hoje já temos o iPhone4), Kotler lançou agora o Marketing 3.0….. mas, e a Sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo recente, tem pouco mais de 6, 7 anos que ele começou a fazer parte do “cotidiano” das pessoas. Por este motivo, muitos entendem sustentabilidade apenas como sinônimo de Meio Ambiente, o que não é!

Não é SÓ isso. Quando falamos em sustentabilidade estamos falando também de nossa relação com o dinheiro, com a economia, das nossas relações com as pessoas, com as empresas! Afinal de contas, sustentabilidade é um tripé, o famoso People, Planet, Profit (Pessoas, Planeta, Dinheiro), criado por John Elkington!

O tema amadureceu, passou a fazer parte de nosso cotidiano, as organizações passaram a prestar muito mais atenção nele e a usá-lo como forma de se “aproximar” das pessoas, mesmo que sempre caindo no conceito limitado de Meio Ambiente.

Algum tempo atrás me deparei com o vídeo abaixo que fala sobre Sustentabilidade, mas inclui um “2.0” ao seu final. Fiquei intrigado, claro, e fui assistir! Foi então que percebi ter achado o melhor vídeo (didaticamente falando e em minha opinião) sobre o assunto. Percebi que a empresa que o fez (cuja marca não é explicitada ao longo do vídeo, mas é devidamente apresentada) resolveu adicionar o 2.0 para justamente agregar o que faltava ao “tripé”, Pessoas e Dinheiro.

E você, o que achou? Vale a pena mudar a sua relação com o mundo?

Anúncios

Ações

Informação

11 responses

14 06 2010
Nana

Pedrinho,
amei seu blog e a abordagem do tema de sustentabilidade!
Beijoss
Nana Gioia

16 06 2010
Cibele Silva

Olá Pedro…

Adorei o vídeo, e acredito que faremos o certo, com as oportinidades que surgem.

Sobre o que vc colocou no começo, esse coisa de “2.0”, concordo com a “teoria” do GIl Giardelli:
“Na verdade eu tenho uma tese que a primeira humanidade , a 1.0 foi a agrícola, a segunda humanidade foi a industrial, a terceira humanidade foi tecnológica, a quarta humanidade é a cyber espiritual e acho que já passamos dela, estamos na quinta, que é a humanidade da democracia dos produtores de conteúdo, onde as pessoas brevemente, talvez demore uma década – um pouco menos ou um pouco mais – mas as pessoas vão se auto organizar através da internet e vão fazer ações fora dela. ”

Acho que se encaixa com o tema de sustentabilidade, as pessoas estão procurando como tirar isso do escrito do falar para se organizar e fazer as ações de sustentabilidades concretas fora das mídias.

Abraços,
Belle
@blogabordo

16 06 2010
Pedro Prochno

Cibele, acho que “Ação sustentável” vai bem na linha que defendeu, porém entendo que o “ENTENDIMENTO” da definição de sustentabilidade, evolui de forma mais lenta. Pessoas ainda tem MUITA dificuldade em atrelar a Economia e as “Pessoas” com o Meio Ambiente, por isto acho que o “2.0” do vídeo é muito bem empregado neste caso!

Beijos
@prochno

16 06 2010
Cibele Silva

Desculpa Pedro, não sei se entendi muito bem o que você falou.
As pessoas tem dificuldades de atrelar a economia e o meio ambiente?

Se for isso, eu discordo de você! rs
Eu pensava isso até meses atrás, mas ando acompanhando o comitê de sustentabilidade da ABERJE e uma palestra da diretora de comunicação de mkt do Wal Mart me fez entender o qdo as pessoas estão procurando as sustentabilidade.
No último comitê tb teve uma apresentação de uma pesquisa, q as porcentagens são claras, as pessoas estão sim se preocupando e atrelando as duas coisas…

Veja essa entrevista que fizemos com o Paulo Nassar, ele fala em diversas âmbitos da sustentabilidade…

Abraços,
Belle
@blogabordo

16 06 2010
Cibele Silva

Tá aqui a entrevista com o Nassar!
=]

http://abordodacomunicacao.com.br/?p=421

18 06 2010
Tweets that mention Sustentabilidade 2.0 « relações -- Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Natalia Guerra, maurosegura. maurosegura said: Vale ler e ver no blog Relações: SUSTENTABILIDADE 2.0 http://bit.ly/cAbY9U […]

8 07 2010
Julianna Antunes

O pior é quando você vê pessoas que trabalham em empresas que, tecnicamente, difundem a susentabilidade, falando barbaridades como sustentabilidade social ou sustentabilidade ambiental.

Sustentabilidade corporativa é um bom termo pq ela é o desenvolvimento sustentável no escopo das empresas. Não convém chamar tudo de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade (2.0 ou whatever) pq o termo, por si só, é muito amplo. Ele trata de território, de mobilidade urbana, de migração, de causas e efeitos que não estão atrelados ao ambiente corporativo. É preciso, sim, fazer a distinção, mas que tem muita gente falando besteira por aí, ah, isso tem.

Eu conheço esse vídeo do Wal-Mart. Inclusive entrei em contato com eles para saber a possibilidade de tê-lo em alta definição para mostrar em palestras, mas fui prontamente ignorada.

Beijão e vamos nos falando, já que temos muitíssimo em comum.

julianna

20 09 2010
E o lixo eletrônico??? « relações

[…] seja pq vc mora em prédio e não existe lugar para isto… “n” coisas! Em sustentabilidade difunde-se os “3 Rs” na seguinte ordem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Sim, nesta […]

27 09 2010
Comunicação: Receita ou despesa? « relações

[…] capitalista, e não há mal algum em ganhar dinheiro, desde que seja com ética e de forma sustentável! Tenho a impressão de que a comunicação de muitas organizações foca mais o ganho de imagem […]

20 10 2010
Ascender ou sobreviver? « relações

[…] o número de motivos para votar em um ou em outro candidato. Aqui no relações já falei sobre o que é sustentabilidade, a hipocrisia que criamos sobre o capitalismo sustentável, para onde mandar o seu lixo eletrônico […]

14 03 2011
O jeito PepsiCo de se relacionar com o mundo « relações

[…] alimentos saudáveis e preservar o meio ambiente; uma visão diferente da sustentabilidade como é (veja aqui). @edmarbulla e  @boughb reforçaram inúmeras vezes a determinação e força que a Indra coloca […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: